04 setembro 2006

Verdade: O caminho mais fácil





Dia desses estava eu a filosofar no msn sobre a verdade e a mentira. Eis o que o que concluí:
Se pensarmos na verdade isolada talvez seja um meio difícil, mas se a colocarmos lado a lado com a mentira numa balança veremos que honestidade é mais simples se considerarmos que uma mentira pra se sustentar precisa de outra e mais outra e mais outra e por aí vai. Isso sem falar no lado moral...
Quando falamos e agimos com verdade terminamos um ciclo da melhor maneira possível, mas pro outro lado, quando mentimos vamos protelando o fim desse ciclo agregando cada vez mais problemas, dificultando ainda mais as coisas. E para quem gosta de ser prático falar a verdade é imprescindível pois mentir dá muito trabalho, e um trabalho vão, porque um dia a verdade aparece mesmo. Então vamos mostrá-la simples como ela é. Se não for pela virtude da honestidade que seja pela vício do egoísmo(que está intimamente ligado à vaidade) pois ser sincero é de uma praticidade sem tamanho. Como diria meu herói (sem nenhum caráter) Macunaíma, “Ai, que preguiça!”.
Na foto Grande Otelo no filme Macunaíma, um filme muito bom, assim como o livro, que só peca pelo som e iluminação, mas o elenco atua com maestria fazendo desse filme uma experiência deliciosa que dá vontade de assistir sempre, por falar nisso preciso ver esse filme novamente. Já nem sei quantas vezes assisti, mas adoro assistí-lo!!!!

6 Comentários:

Blogger Thiago Locutor disse...

Mas será q a verdade vale a pena todo o tempo? Será que gostaríamos de ouvir a verdade todo o tempo?
Acredito que a resposta seja não. E penso isso lembrando de todas as ilusões e sonhos que criamos todos os dias para nos esquecer do mundo, da verdade, nem que seja por um minutinhos.
Inventamos ciências e deuses! Medos, modos e lamentações, tudo pq não sabemos encarar o mundo de um jeito mais corajoso.
Culpa nossa? Claro que não!
Culpa da verdade...
Ou devo chamar de realidade?

11:16 AM  
Blogger Nana disse...

Hehe... Olha só, estou atraindo visitantes!!!

Adoro vc, minha blogueira predileta!

5:59 PM  
Blogger Iara disse...

Todos nós buscamos a verdade!Os deuses a ciência, e as crenças são buscas pela verdade. Não gostaria de viver uma felicidade artificial sustentada pela mentira. Prefiro viver uma verdade mais dura, mas sendo a minha realidade.

7:24 PM  
Blogger Thiago Locutor disse...

Tah vendo, fizemos de novo!
Fingimos de novo!
Você disse que eu fui um pouco áspero no meu comentário, e que não devia fazê-lo porque afinal eu nem te conheço.
Ta certo, quer um pedido formal de desculpas? Então tah, DESCULPA.
Mas o que eu devo fazer agora? Inventar uma nova realidade, fingir ser alguém quem não sou para me fazer ser ouvido. Tentarei, então, ser mais brando...
Onde eu estava com a cabeça ao achar que poderia falar com vc daquele jeito?
Ah lembrei! Estava com a cabeça tentando fugir de todas essas normas, máscaras, mentiras que criamos o tempo todo.
Você diz que quer “uma verdade mais dura, mas sendo a minha realidade”. Mas quando algo sai do controle, quando alguém diz uma coisa que vc não esperava, vc vai e esconde de novo. Atrás de regras de conduta e protocolos sociais.
E não me venha com esse discurso pronto de “buscamos a verdade” e “não gostaria de viver uma felicidade artificial sustentada pela mentira”; eu sei que vc pode ir além.
Ou você acha q é tudo tão simples assim?
Se disser q SIM, saberei q mentiu de novo. Porque essa não é a verdade ou realidade que vc mostra-nos em outros textos...

9:51 AM  
Blogger Iara disse...

Em resposta ao Thiago, diria que tenho as minhas convicções e às vezes elas caem por terra mas às vezes elas voltam com tudo...não sei por quê isso acontece, talvez estado de espírito....o que queria dizer é que mentir no sentindo de enganar alguém que a gente ama é bobagem, eu já vi que não vale a pena...talvez omitir seja uma saída para não magoar....não sei o que está mais certo...cada caso é um caso...vivemos num mundo cheio de mentiras e talvez por isso devemos tentar ser um pouco mais verdadeiros (com nossos sentimentos, relacionamentos, conosco...) talvez assim seja mais suportável viver...nesse mundo artificial. De relacionamentos artificiais, de discursos artificiais (talvez esse seja um desses...). No fundo o que todos nós queremos é a felicidade. Mas o que é a felicidade? Será que ela foi inventada? Será que ela não existe? Talvez felicidade seja como o natal. Inventada para consumirmos mais em busca desse estado ou sentimento...sei lá...nem sei se ela existe...

bjos

6:27 PM  
Blogger Iara disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

6:27 PM  

Postar um comentário

<< Home

Powered by Blogger